O pode dos olhos no tratamento das feridas emocionais
Foto de Nilda Carvalho

Nilda Carvalho

Psicóloga e Terapeuta de EMDR
CRP - 112248

O poder dos olhos no tratamento das feridas emocionais.

A terapia EMDR utiliza os movimentos oculares para tratar as doenças emocionais.

Um dos recursos que nós, psicoterapeutas de EMDR, utilizamos para tratar as lembranças traumáticas de nossos pacientes é a estimulação bilateral dos olhos.

De forma acelerada e adaptativa, o EMDR “imita” o que acontece com o nosso cérebro durante o sono REM (Rapid Eye Movement — movimento rápido dos olhos).

Você já deve ter visto alguém dormindo e, mesmo com as pálpebras fechadas, movimentando os olhos. Isso faz parte dessa fase do sono, em que há intensa atividade cerebral.

A movimentação ocular durante o sono é reflexo da atividade de processamento que flui entre diferentes regiões do cérebro.
É nessa fase que acontecem a maioria dos nossos sonhos — são eles que processam e organizam nossas experiências, ajudando-nos a viver o presente com mais equilíbrio e a arquivar o passado de forma saudável.

Mas, quando passamos por situações muito difíceis — aquelas que excedem nossa capacidade de lidar com a realidade — ocorre um desequilíbrio no sistema nervoso, causado por alterações nos neurotransmissores. Isso gera uma falha na capacidade de reprocessamento natural do cérebro.

Essa falha faz com que a experiência traumática seja armazenada na mente com toda a carga emocional do momento.
Depois disso, a pessoa pode ser continuamente ativada pela lembrança, mesmo sem perceber. Como resultado, surgem diversos sintomas e doenças emocionais, como:

  • Estresse persistente;
  • Transtorno de pânico;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Dificuldades nos relacionamentos;
  • Dificuldades de aprendizado;
  • Medos e fobias;
  • Insegurança;
  • Sentimentos de desvalia, incapacidade e falta de merecimento;
  • Crenças limitantes;
  • Entre outros.

Essas condições podem surgir muito tempo depois do acontecimento traumático.
Quanto mais tempo uma experiência traumática permanece armazenada no cérebro sem ser reprocessada — ou seja, sem ser curada —, maior é seu poder de gerar doenças emocionais.

Qual é a sua dor?
Você consegue relacioná-la a alguma experiência do passado?

Saiba que, mesmo que você não tenha consciência disso, ela está vinculada a algum acontecimento anterior.

Cuide-se. Invista em você. A terapia EMDR pode ajudar a curar suas feridas emocionais e libertar você do peso do trauma psicológico.

Saiba mais sobre a terapia EMDR em: https://nildacarvalho.com.br/terapia-emdr/ ou acesse gratuitamente o meu livro “Recupere o seu sistema de autocura com a terapia EMDR” disponivel na Amazon Kindle Unlimited: https://www.amazon.com/author/nildacarvalho

Foto de Nilda Carvalho

Nilda Carvalho

Psicóloga e Terapeuta de EMDR
CRP - 112248

Não deixe de buscar ajuda de um psicólogo.

Gostou do Conteúdo? Comente, Compartilhe.