Como Funciona a Terapia EMDR
Como funciona o Tratamento na Abordagem EMDR
Uma sessão de Terapia EMDR tem duração de 50 minutos, com encontros semanais. O tempo do tratamento varia de acordo com cada paciente e caso a ser tratado.
O processo terapêutico deve respeitar o protocolo idealizado pela criadora, que é composto por 8 fases.
Nas duas primeiras, o especialista deve analisar a história de vida do paciente e verificar a aplicabilidade da técnica, além de orientá-lo sobre o plano de tratamento.
Na terceira e quarta fase, o foco será o tema ∕ memória traumática a ser reprocessado.
Nas etapas seguintes, inicia-se o reprocessamento da memória por meio dos movimentos bilaterais, que podem ser auditivos, visuais ou táteis, e são executados com ajuda de aparelhos específicos ou manualmente.
Conforme o tratamento avança, o grau das sensações desagradáveis deve ser monitorado, até que seja possível identificar o desaparecimento dos sintomas, até que aquela lembrança traumática deixe de incomodar.
Nas fases sete e oito, o terapeuta avalia os benefícios obtidos, a mudança de estado emocional alcançado pelo paciente e encerra-se o tema.
Caso haja outros temas inicia-se nova etapa de reprocessamento a partir da fase três.
A duração do tratamento depende de cada caso e individuo.
Diferentemente da hipnose e regressão, durante a sessão de reprocessamento com EMDR, o paciente permanece o tempo todo consciente.
Ele entra em contato com a memória traumática sem sair de seu estado consciente.
Para que o paciente tire maior proveito da terapia, é necessário apenas estar disponível para o processo de cura emocional, confiar na metodologia e no especialista.
No mais, é esperar que o próprio cérebro faça seu trabalho.