Como Funciona a Terapia EMDR

Como funciona o Tratamento na Abordagem EMDR

Uma sessão de Terapia EMDR tem duração de 50 minutos, com encontros semanais. O tempo do tratamento varia de acordo com cada paciente e caso a ser tratado.

O processo terapêutico deve respeitar o protocolo idealizado pela criadora, que é composto por 8 fases.

Nas duas primeiras, o especialista deve analisar a história de vida do paciente e verificar a aplicabilidade da técnica, além de orientá-lo sobre o plano de tratamento.

Na terceira e quarta fase, o foco será o tema ∕ memória traumática a ser reprocessado.

Nas etapas seguintes, inicia-se o reprocessamento da memória por meio dos movimentos bilaterais, que podem ser auditivos, visuais ou táteis, e são executados com ajuda de aparelhos específicos ou manualmente.

Conforme o tratamento avança, o grau das sensações desagradáveis deve ser monitorado, até que seja possível identificar o desaparecimento dos sintomas, até que aquela lembrança traumática deixe de incomodar.

Nas fases sete e oito, o terapeuta avalia os benefícios obtidos, a mudança de estado emocional alcançado pelo paciente e encerra-se o tema.

Caso haja outros temas inicia-se nova etapa de reprocessamento a partir da fase três.

A duração do tratamento depende de cada caso e individuo.

Diferentemente da hipnose e regressão, durante a sessão de reprocessamento com EMDR, o paciente permanece o tempo todo consciente.

Ele entra em contato com a memória traumática sem sair de seu estado consciente.

Para que o paciente tire maior proveito da terapia, é necessário apenas estar disponível para o processo de cura emocional, confiar na metodologia e no especialista.

No mais, é esperar que o próprio cérebro faça seu trabalho.

Você está preparado para deixar o passado no lugar dele e se livrar das feridas emocionais que te atrapalham ter uma vida mais leve e feliz?

Falar com Nilda
1
Olá, tudo bem?
Oi, eu sou Nilda Carvalho - Psicóloga e Terapeuta de EMDR. Fale comigo, estou aqui para te ajudar 😉.