A depressão é um transtorno mental que provoca sentimentos de tristeza, desânimo, desesperança, desamparo, culpa, irritabilidade, autodesvalorização e outros sintomas emocionais.
Ela também pode acarretar problemas físicos, somatizando no corpo o estado emocional.
Causas da depressão
- Genética;
- Bioquímica cerebral;
- Eventos traumáticos.
Neste texto, vou falar sobre a depressão originada de eventos traumáticos.
Nosso cérebro tem a capacidade de se curar sozinho, mas, quando passamos por situações impactantes negativamente, ocorre uma falha no sistema nervoso central que impede o processamento natural das informações.
Essas informações (imagem, cheiro, som e percepções distorcidas) não são digeridas e ficam armazenadas de modo inadequado. Posteriormente, podem ser reativadas por situações emocionalmente semelhantes.
Quais eventos podem desencadear uma depressão?
Traumas de infância
Estresse no trabalho
Conflitos conjugais
Mudança brusca nas condições financeiras e desemprego
Perda de um ente querido
Violência doméstica
Abuso emocional ou físico
Rejeição
Negligência emocional
Abuso sexual
Assalto ou sequestro
Presenciar homicídios
Brigas entre os pais na infância
Entre outros acontecimentos que causam sofrimento emocional.
Todos que passam por esses sofrimentos terão depressão?
Não!
Isso depende da estrutura emocional de base.
Por exemplo, uma pessoa que foi abandonada na infância ou não se sentiu amparada emocionalmente pelos pais, ao passar por uma desilusão amorosa na vida adulta, pode desencadear um transtorno depressivo.
Isso acontece porque a situação atual atua como gatilho para sentimentos e autoavaliações negativas armazenadas no inconsciente, como:
“não tenho valor”, “não sou importante”, “ninguém gosta de mim”, “não mereço ser feliz”.
Essas crenças limitantes, acompanhadas de sentimentos negativos, provocam adoecimento emocional — depressão.
Como tratar a depressão de fundo emocional
Em alguns casos, é necessário o uso de medicação antidepressiva para amenizar os sintomas: tristeza, desânimo, irritabilidade, insônia, entre outros.
Porém, a medicação não trata a causa.
Por isso, algumas pessoas tomam antidepressivos por anos e, ao parar, ocorre a reincidência do transtorno.
Para que haja uma solução definitiva, é fundamental tratar a causa emocional, e isso só é possível por meio da psicoterapia.
Terapia EMDR contra a depressão
A psicoterapia EMDR vem sendo cada vez mais utilizada no tratamento da depressão e de outros transtornos mentais, com resultados comprovados.
Essa abordagem foi descoberta pela psicóloga Dra. Francine Shapiro no final dos anos 1980 e é reconhecida pela OMS como uma das psicoterapias mais eficazes do mundo.
Diferente das terapias convencionais, o EMDR não se baseia apenas na fala, mas na estimulação cerebral por meio de movimentos bilaterais dos olhos, sendo considerada uma neuropsicoterapia.
Durante o processo, o cérebro atua de forma semelhante ao que ocorre no sono REM, fase em que processamos e armazenamos informações vivenciadas.
Como funciona o EMDR no tratamento da depressão
Na prática do EMDR, realizamos uma investigação dos sintomas apresentados pelo paciente, identificando o evento-chave que provocou o processo depressivo.
Com isso, é possível reprocessar a lembrança traumática, dessensibilizando e ressignificando as memórias que causam sofrimento.
Esse processo promove uma mudança neuroquímica real, resultando em melhor autopercepção, autoestima e maior controle da própria vida.
Conclusão
A depressão tem tratamento — e entender sua causa emocional é o primeiro passo para a cura verdadeira.
A Terapia EMDR é uma abordagem moderna e eficaz, que atua na raiz do sofrimento emocional, permitindo que o paciente se reconecte com o presente de forma mais leve e consciente.
Cuide-se!
Invista em você!
Saiba mais sobre a terapia EMDR em: https://nildacarvalho.com.br/terapia-emdr/ ou acesse gratuitamente o meu livro na Amazon Kindle Unlimited: https://www.amazon.com/author/nildacarvalho
