Por mais que tentamos evitar as lembranças traumáticas elas se fazem presentes em nossa vida se manifestando por meio das doenças emocionais:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Medos;
- Fobias;
- Dificuldades nos relacionamentos;
- Dificuldades de aprendizado;
- Timidez;
- Sentimento de desamor, desvalia, insegurança e incapacidade;
- Crenças negativas a nosso respeito que limitam a nossa vida e outras patologias emocionais.
Independente do nome que dermos para o sofrimento, só o ser humano traumatizado pode dizer o que se passa e as vezes ele mesmo não encontra palavras para descrever o que está acontecendo.
Por isso acabam por dizer frases como: “Na teoria eu sei, mas na hora de fazer…”, “Eu não sei por que faço isso”, “Eu sei que não devia sentir-me mal, mas não consigo me sentir bem.”, “Eu sei que tudo isso é passado, mas eu não consigo esquecer, lembro-me como se fosse hoje.”, “Não adianta desabafar, parece que as coisas só pioram, eu não tenho saída”.
O trauma acarreta um grande desperdício de energia impedindo qua a pessoa tenha uma vida leve e feliz.
A solução do problema não se dá através de aconselhamento e sim da dissolução do trauma a nível neuroquímico.
Na terapia EMDR utilizamos recursos de estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais que reprocessam as lembranças traumáticas mudando a percepção delas neuroquimicamente onde estão armazenadas no cérebro.
Por meio desse reprocessamento ocorrerão mudanças nos sentimentos e atitudes associados àquela experiência e surgirão novos comportamentos mais engrandecedores e saudáveis.
EMDR – Terapia de reprocessamento das lembranças traumáticas por meio da estimulação dos hemisférios cerebrais através dos movimentos oculares.
Cuide-se! Invista em você!