Como Funciona a Psicoterapia EMDR

Como funciona o tratamento com a psicoterapia EMDR

Uma sessão de psicoterapia EMDR tem duração de 50 minutos com encontros semanais.

O tempo de tratamento varia de acordo com cada paciente e conteúdo a ser tratado.

O processo psicoterapêutico respeita o protocolo idealizado pela criadora que é constituído por 8 fases fundamentais.

O número de sessões dedicadas à cada fase, bem como o número de fases incluídas em cada sessão varia de paciente para paciente.

A primeira fase é composta pela consulta, preenchimento do questionário histórico de vida, avaliação da aplicabilidade da técnica e planejamento do tratamento.

A segunda fase envolve a preparação do paciente. Nesta fase estão incluídas técnicas de autorregulação emocional que serão utilizadas, se necessário, durante as sessões e principalmente nos intervalos entre uma sessão e outra caso ocorra perturbações.

Nas próximas fases o foco será o tema ∕ memória traumática a ser reprocessado.

Nas fases três, quatro e cinco montamos o protocolo e damos início ao reprocessamento. Ao montarmos o protocolo o paciente acessa a memória traumática com todo o seu conteúdo perturbado: lembrança, emoção, crença negativa, sensações físicas e nível de perturbação.

Usamos essas informações como ponto de partida e damos inicio ao reprocessamento  por meio dos movimentos bilaterais que podem ser auditivos, visuais ou táteis.

Utilizo uma plataforma de vídeoconferência exclusiva para atendimento da psicoterapia EMDR que possui as ferramentas de estimulação bilateral.

Conforme o tratamento avança o grau das sensações desagradáveis deve ser monitorado por meio da medição da perturbação e mudança na cognição. Após o desaparecimento dos sintomas perturbadores passamos a próxima fase.

Sexta fase, nessa abordamos a tensão corporal residual fazendo checagem corporal. O trauma é também registrado no corpo, então neste momento verificamos se há algum resíduo e reprocessamos.

Na fase sete, após zerar os sintomas perturbadores da memória traumática que estamos trabalhando damos inicio ao fechamento do protocolo. Este fechamento se dá com a presença de percepções positivas, então reforçamos essas com os estímulos bilaterais.

Na fase oito, que acontece na sessão seguinte ao fechamento, fazemos uma reavaliação  do tema trabalho e o encerramos.

Caso haja outros temas iniciamos outro protocolo a partir da fase três.

Para que você tire o maior proveito da psicoterapia é necessário apenas estar disponível para o processo de cura emocional, confiar na metodologia e no especialista.

No mais é esperar que o seu cérebro faça o trabalho. ELE TEM O PODER DE TE CURAR.

Você está preparado para deixar o passado no lugar dele e se livrar das feridas emocionais que te atrapalham ter uma vida mais leve e feliz?

Falar com Nilda
1
Olá, tudo bem?
Oi, eu sou Nilda Carvalho - Psicóloga e Terapeuta de EMDR. Fale comigo, estou aqui para te ajudar 😉.